Barra dos Coqueiros impressiona com sua riqueza natural - Primasa Engenharia

Barra dos Coqueiros impressiona com sua riqueza natural

Estando distante, apenas a cinco minutos do centro da capital sergipana, o município da Barra dos Coqueiros está localizado na região metropolitana de Aracaju, no leste do estado. Depois da construção da ponte Aracaju-Barra,  uma conurbação foi criada, ou seja, um espécie de conjunto, unindo-o à capital. Seu propósito foi de criar uma via de ligação rodoviária entre Aracaju e o porto do Estado de Sergipe, à beira do oceano Atlântico, para fácil acesso ao município e às praias do litoral norte. 

A obra da ponte foi constatada como a segunda maior do País, sendo a maior do Nordeste, onde conseguiu empregar, na época, quase mil operários durante sua construção. Ela é tão grandiosa que chama a atenção das pessoas à margem do rio Sergipe, podendo ser vista desde o centro da cidade até a foz do rio, à beira do oceano. Com esta construção, passou a atrair grande especulação imobiliária, não só por causa do acesso facilitado, mas também com grande infraestrutura de investimentos privados. Desde então diversas empresas no ramo da construção civil tem se interessado e investido no município com grandes construções como condomínios de casas beira-mar, apartamentos, dentre outros, levando mais qualidade de vida aos moradores. O crescimento é tão grande que as projeções para os próximos anos são dadas pelo aumento exponencial de sua população, tal como foi comparativamente averiguada a duplicação de seus habitantes com a divulgação do novo censo pelo IBGE.

Aliado a isto, o destaque vai para a riqueza da Barra dos Coqueiros, onde gera grande economia. A começar pelo Terminal Marítimo Inácio Barbosa, o mais importante porto de Sergipe que está localizado neste município e de lá saem produtos comercializados por vias marítimas para o restante do País e para o exterior. Além disso, economicamente possui umas das maiores rendas do estado, pois é nesse município que a Petrobrás opera, trazendo royalties para a administração local. O porto opera cargas gerais como madeira, coque, ureia, trigo, fertilizantes e sucos naturais e é ainda utilizado pela Petrobras para apoio às atividades de exploração e produção de petróleo na costa de Sergipe. Sua jurisdição compreende a costa do estado de Sergipe, desde a extremidade norte da foz do rio Sergipe até a divisa com o estado de Alagoas e a margem sergipana do trecho navegável do rio São Francisco.

Além disso a economia gira também em torno do Parque Eólico que é instalado na Barra dos Coqueiros, o qual é constituído por 23 unidades aerogeradoras, totalizando 34,5 MW de capacidade instalada e 10,5 MW médios de garantia física de energia. Um novo grande investimento está nascendo no município, que é a maior termelétrica da América Latina, ainda com obras em andamento, cuja previsão de entrega é próximo ano. A usina terá capacidade de gerar 1551 GW de energia elétrica, utiliza gás natural como combustível e é a única com terminal de regaseificação (FSRU) privado no Brasil.

 

Curiosidades e números:

- A Barra dos Coqueiros foi fundada em 1953

- Ponte Barra-Aracaju chama-se Ponte Construtor João Alves e teve sua inauguração em 2006

- Rio Sergipe atravessa toda a cidade

- Praias belíssimas fazem parte do litoral do município

- Grandes investimentos e construções no local

- Maior termelétrica da América Latina será entregue no município em 2020

- Sergipanos preferem vivem na Barra dos Coqueiros pela qualidade de vida

- Importantes Resorts estão instalados neste município assim como condomínios frente mar

- A pesca ainda é uma atividade forte no local

 

Alguns investimentos já estão sendo feitos como melhoria nas ruas da cidade como, por exemplo, a pavimentação, assim como surgimento de diversos mercados, como farmácias de rede nacional, dentre outros, tornando o município em constante evolução. 

Então já sabe: ao visitar Sergipe não deixe de conhecer a Barra dos Coqueiros, passar alguns dias por lá e conhecer de perto toda sua riqueza.